O que é saúde mental?

A saúde mental está relacionada à forma como as pessoas reagem aos problemas da vida e ao modo como harmonizam seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Diariamente, vivenciamos uma série de emoções, boas ou ruins.

Problemas de saúde mental são mais comuns do que imaginamos, principalmente no momento em que todos vivemos. De acordo com a Fiocruz, os casos de depressão aumentaram 90% e o número de pessoas que relataram sintomas como crise de ansiedade e estresse agudo mais que dobrou entre os meses de março e abril de 2020.

Conversar com pessoas em quem confia pode ajudar, assim como manter contato com pessoas próximas a você e manter uma rotina saudável. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) alguns hábitos que poderiam ajudar seriam:

  • Tentar acordar e dormir no mesmo horário todos os dias.
  • Manter a higiene pessoal.
  • Fazer refeições saudáveis em horários regulares.
  • Se exercitar regularmente (3 ou 4 minutos de movimentos físicos de baixa intensidade, como caminhar ou fazer alongamentos, ajudará).
  • Reservar um tempo para trabalhar e um tempo para descansar.
  • Não exigia muito de si mesmo em dias difíceis, aceite que alguns dias serão mais produtivos do que outros.
  • Evitar ou reduzir o tempo em que lê ou assiste notícias faz com que você se sinta ansioso ou angustiado.
  • Ajudar pessoas também pode trazer um benefício a você.
  • Buscar ajuda de um profissional é sempre uma boa opção, nunca hesite em procurar ajuda, os telefones de assistências são uma boa alternativa para quem procura um apoio, para isso existe o CAPS.

Mas como podemos tentar cuidar de nossa saúde mental e manter nossa claridade mental?

Um método utilizado hoje em dia por muitos e que data de cerca 1500 a.C. na filosofia Vedanta do hinduísmo é a meditação. Você provavelmente já ouviu falar deste termo, mas talvez nunca tenha entendido qual é o seu propósito ou como pode ser feito. Para compreender o que é a meditação, primeiro vamos falar sobre o que isto pode significar para algumas culturas e religiões.

O termo meditação foi usado para traduzir práticas espirituais orientais, referidas pelo termo dhyana no budismo e hinduísmo. Um artigo publicado por Georg Feuerstein no Moksha Journal explica: “A palavra sânscrita dhyana, derivada do verbo dhyai (“contemplar, meditar, pensar”), é a designação mais comum tanto para o estado meditativo da consciência e as técnicas de Yôga pela qual ele é introduzido”. Todavia, estudiosos perceberam que o termo meditação hoje em dia se aproxima mais do significado de “contemplação” do cristianismo, que significa “admirar e pensar sobre alguma coisa”.

Mesmo com suas raízes ligadas a certas religiões, isso não significa que você não pode tentar caso não seja um seguidor delas. A meditação contemporânea praticada por aqueles que não seguem estas religiões não se relaciona diretamente a nenhuma crença religiosa, mas não deixa de respeitar suas origens e se inspirar nelas. Mesmo com essas

variações, o ponto comum é que todas apontam para uma realidade interior e a até mesmo a compreensão ou desenvolvimento desta realidade. Além disso, a meditação pode ser praticada por vários motivos, desde a simples concentração dos pensamentos, até a busca pelo Nirvana.

No Yoga-Sutra, meditação é definida como “fluxo único de ideias”. O que quer dizer que no estado meditativo todas ideias que surgem tendem a naturalmente girar em torno do objeto de meditação. Vyasa, mais conhecido como o autor tradicional do Mahabharata (um dos dois épicos mais importantes da Índia) explica em seu Yoga Bhashya: “Deixe-o contemplar qualquer objeto que escolher. Tendo encontrado estabilidade nisto, a mente alcança o estado estável em respeito a outros objetos também”. Um objeto comum é a própria respiração do indivíduo.

Mas não só fechar os olhos e respirar define o ato de meditar; também envolve a atenção focada e outras variantes como a postura, duração e o aprendizado. Caso você queira praticar isso por si mesmo e embarcar no mundo da meditação, um bom começo é a meditação guiada. Com ela, é possível aprender os básicos e futuramente praticar sozinho se for de sua vontade.

Diversos vídeos e aplicativos podem ser encontrados na internet para buscar a meditação guiada. Se você está a procura deste conteúdo de uma maneira acessível e sem gastar dinheiro, o aplicativo “Headspace: Meditação e Mindfulness” é recomendável. “Headspace”, é uma empresa online anglo-americana especializada em meditação, é responsável pela criação do aplicativo e, mais recentemente, de uma série em parceria com a Netflix com o mesmo tema e indo mais a fundo sobre a história da meditação. Enquanto ambos têm conteúdo disponível em português e outras línguas, é necessário ter uma assinatura da Netflix para assistir à série. Se está procurando conteúdo no YouTube, o canal “Yoga para Você” oferece vídeos gratuitos de 10 minutos de duração! São rápidos e fáceis de seguir, o que auxilia na implementação deste hábito em nossas rotinas diárias.

Seja por vídeos, áudios, aplicativos ou por si mesmo, a meditação pode nos ajudar extraordinariamente nesse momento incerto e carregado de estresse. Cuidar de sua saúde mental é essencial, agora mais do que nunca, e quem sabe você leva essa experiência para a vida e continua praticando meditação guiada por muitos anos? Certamente seria um grande benefício para você de alguma forma!

Fontes: https://einstein.br/saudemental

https://www.who.int/news-room/campaigns/connecting-the-world-to-combat-coronavirus/healthyathome/healthyathome—mental-health

https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/depressao-ansiedade-e-estresse-aumentam-durante-a-pandemia/

https://www.who.int/publications/i/item/9789240003927

http://www.santosha.com/moksha/meditation1.html

https://nandan.com.br/o-que-e-meditacao/

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora